O Bubble Building, uma "renovação de um edifício comum, velho e feio" no centro de Xangai, é um projeto simples com qualidades ambientais complexas. Diferente de um projeto de retrofit ou renovação convencional a proposta de 3GATTI posiciona elementos infláveis de nylon antibacteriano branco nas aberturas do edifício existente. Seu conceito foi "criar um edifício icônico, um marco na paisagem facilmente reconhecível, uma escultura com forte presença capaz de destacar-se do entorno convencional" com o objetivo final de atrair clientes a alugar seus espaços comerciais.
O exterior inflável também possui um aspecto ambiental: o colchão de ar entre o tecido e a janela age como um "eficiente isolamento mantendo uma temperatura agradável no interior". Descrita como uma "micro estufa" espera-se que a estrutura "constantemente regule sua pressão atmosférica com o interior" criando condições de temperatura ideias independente da estação.
De acordo com os designers, "a fachada não é estática, oscila com o vento e interage com os habitantes: os elementos infláveis ficam tensionados ao máximo quando muitas pessoas estiverem trabalhando e a ventilação estiver ativa. Quando ninguém estiver no interior, os sensores desligam o sistema de ventilação e a fachada fica quase vazia". O edifício, localizado próximo a um dos parques de esculturas mais populares de Xangai "pode ser interpretado como uma escultura interativa de larga escala", com estratégias diurnas e noturnas para ajudá-lo a relacionar-se com a cidade.
Arquitetos
Localização
Fengyang Road, JiadingArquiteto Responsável
Francesco GattiGestão Projeto
Dawa PrattenColaboradores
Essen Cai, Bogdan Chipara, Joanne ClarkCliente
YueGuang Investments (Shanghai) Co., Ltd.Área
8850.0 m²Ano do projeto
2013Fotografias
Cortesia de 3GATTI
Mais sobre 3GATTI em ArchDaily.